Crânio de Vidro do Selvagem Digital
Luiz Eduardo Soares investe na força de uma ficção lisérgica, apostando na liberdade da imaginação para conduzir o leitor através de uma narrativa surpreendente. Neste romance, o autor de Elite da Tropa e Cabeça de Porco aceita o desafio de transformar em literatura o esgotamento sem fim de um mundo em ruínas para reencontrar na escrita o impulso vital.
Enquanto Anoitece
Neste romance de Luiz Eduardo Soares, um homem simples do interior do nordeste cruza o país, de 1955 a 2005, migrando da violência institucionalizada — foi pistoleiro na ditadura — à nobreza do amor paterno — mais velho, torna-se um pai dedicado e trabalha como porteiro no Leblon. Diante de impasses e bifurcações do destino, os protagonistas deste romance feroz se movimentam com uma energia dramática que captura o leitor desde a primeira página.
2066
O cataclismo ambiental aqueceu a temperatura no Rio de Janeiro às raias do insuportável, gerou escassez de água, reduziu drasticamente a população, redesenhou o litoral e redefiniu a cartografia da cidade. Os cartões postais continuam lindos, em 2066, mas nada têm a ver com as imagens que admiramos até hoje. Nesse cenário, o romance conta a história de padre Sergio, que exerce o sacerdócio na semi-clandestinidade, e sua irmã Samara, oficial da polícia médica
Vidas Presentes
Durante três anos, setenta articuladores sociais percorreram os bairros da cidade do Rio de Janeiro com o objetivo de localizar crianças e adolescentes, com idade de 6 a 14 anos, que estivessem fora da escola ou com risco de evasão escolar. Nesta busca, identificaram mais de 23 mil crianças que haviam abandonado ou nunca chegaram a frequentar a escola. Mas para além dos números encontramos histórias. São elas que valem cada esforço desempenhado. E são elas que dão corpo ao livro Vidas Presentes, que conta com a narrativa do antropólogo e escritor Luiz Eduardo Soares e do olhar do gravurista Francisco Maringelli.
Dentro da noite feroz: O fascismo no Brasil
Neste ensaio inédito, o antropólogo Luiz Eduardo Soares apresenta uma aproximação entre o bolsonarismo (entendido como o conjunto de discursos e práticas de Bolsonaro e de seus apoiadores) e o fascismo.
O Brasil e seu duplo
Com lucidez, o autor discute os extremismos que marcam o momento político do país. Quando Lula foi preso, em 2018, abrindo caminho para o triunfo eleitoral de Bolsonaro, o país mudou: desfez-se o consenso em torno do pacto constitucional, de natureza social-democrata.
Desmilitarizar
Segurança pública tem sido tema recorrente na agenda pública, mas sua transformação profunda nunca esteve em cogitação. Em Desmilitarizar: segurança pública e direitos humanos, o antropólogo Luiz Eduardo Soares coloca em questão as razões para o imobilismo brasileiro em face da questão da violência.
Rio de Janeiro: Histórias de vida e morte
Escrito com mão leve, ritmo de thriller e faro jornalístico, Rio de Janeiro é um retrato impactante sobre as desigualdades, o racismo, a degradação da política, a violência do Estado e o ódio que se derrama sobre a cidade, colocando em risco a beleza exuberante do eterno cartão-postal do Brasil.
Tudo ou Nada
Luiz Eduardo Soares descreve os bastidores dessa trama, ao relatar a história de um brasileiro que foi preso em Londres com 2 toneladas de cocaína e condenado a 24 anos de prisão por associação ao tráfico internacional de drogas.
Justiça
A partir de uma emocionante conversa com um motorista de táxi, o antropólogo e cientista político Luiz Eduardo Soares desfaz uma a uma as certezas do senso comum neste desconcertante livro.
Elite da Tropa
Elite da tropa é resultado de uma combinação das experiências de seus autores na corporação policial e na gestão da segurança pública.
Segurança tem saida
Quando se pensa que em matéria de segurança pública está tudo perdido e nada mais resta a dizer ou fazer, eis que se descobre que há Luiz Eduardo no fim do túnel.
Legalidade Libertária
Trata da violência na sociedade brasileira contemporânea, abordando temas como: criminalidade, segurança pública, polícia e tráfico de entorpecentes.
Cabeça de Porco
Cabeça de porco é o resultado de entrevistas e filmagens feitas por MV Bill e seu empresário Celso Athayde nos últimos 15 anos em favelas de nove estados brasileiros.
Meu Casaco de General
Neste relato franco e corajoso,Luis Eduardo mostra as armas invisíveis da polícia e a tirania do tráfico de drogas.
A Invenção do Sujeito Universal
Resultado de tese premiada pela Anpocs, este livro estabelece duas questões principais: a reabertura do debate sobre as concepções originais do pensamento político e a redescrição do experimento intelectual de Thomas Hobbes na atualidade.
O Experimento de Avelar
Aqui esta o relato do encontro entre um jovem professor,angustiado com o deserto de utopias politicas, e um ex-membro da policia politica da ditadura militar, acusado de ter participado da tortura e do assassinato de um importante intelectual.